sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Desconstruindo a física






Você já ouviu falar em partícula de Higgs? É principalmente sobre ela que o professor José Abdalla Helayël-Neto, pesquisador titular na Coordenação de Física de Altas Energias do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) vai dar a aula "A Partícula de Higgs e seu verdadeiro significado em nossa visão da Natureza", no próximo dia 2, para alunos do Ensino Médio, dentro da programação de atividades internas da Semana das Ciências da EDEM.

- Estou muito estimulado para falar sobre ciência com os alunos. Achei excelente a proposta do evento, muito interessante. E a possibilidade de falar com estes jovens é muito boa, muito interessante. Vejo a física como instrumento de ligação com a sociedade - defende o pesquisador, que paralelamente ao seu trabalho de pesquisa e ensino de Física atua também como professor em movimentos sociais na área da Educação em Periferias Urbanas, desenvolve projetos de ensino que visam a formação de jovens cientistas oriundos das classes populares e
também é coordenador Científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes, ONG voltada para a realização de trabalhos de pesquisa e extensão na inter-relação Ciência-Sociedade.

Para o físico, o jovem de hoje demonstra - dentro da física - interesse por assuntos como a física celeste:
- Mas não é a astronomia, não. É a asfrofísica, a origem da energia do universo. O jovem, apesar de toda a estrutura materialista e do incentivo ao consumo, está carente do abstrato. E a física está longe de ser aquele amontoado de equações. Há ligações com a sociologia e até com a linguística que fazem associações muito necessárias e interessantes. Gosto dessa ideia de desconstruir a física rígida, que os alunos temem - diz o professor, que é doutor em Física pela International School for Advanced Studies in Trieste (SISSA, Itália) e concentra o seu interesse de pesquisa na área da Física das Interações Fundamentais, com foco no estudo das teorias quânticas de campos.

Mas afinal, o que é a partícula (também chamada de Bóson) de Higgs, descoberta em 1964 e com novas informações surgidas em 2012?

- É o começo de tudo. É uma partícula agregadora, surgida logo após ao Big Bang. Sem ela não teríamos a vida e estaríamos vivendo num universo com apenas elétrons e prótons. Acho que a aula vai ser uma ótima troca.